
Treinamento Funcional
Responsável por exercitar o corpo como um todo e não apenas regiões localizadas, o treino funcional mescla diversos movimentos naturais que fazemos todos os dias – como agachar, correr, empurrar, entre outros – para fortalecer os músculos de forma integrada. Com essa série de repetições, são desenvolvidos equilíbrio, força, coordenação e flexibilidade.
O foco principal deste tipo de treino é a tonificação dos grupos musculares, mas, além disso, por ser realizado de forma muito intensa e dinâmica e funciona como grande catalisador da perda de peso. Outras vantagens que os praticantes desses exercícios desenvolvem são alívio do estresse e de ansiedade, melhora da postura e aceleração do metabolismo.
Seja treino funcional ao ar livre ou dentro das academias, o resultado é certo. O único, porém, é que para os iniciantes à prática, se aconselha a realizar os exercícios dentro de espaços com profissionais de educação física antes de realizarem sozinhos.
Restrições à prática
Um – e talvez o maior – objetivo do treino funcional é fortalecer o coração, o órgão central e principal músculo do corpo. Por essa razão, os exercícios exigem muito de todo o nosso sistema e – reforçamos novamente – precisam ser acompanhados por profissionais de educação física.
Fora isso, não há nenhum tipo de restrição, podendo ser praticado inclusive por mulheres grávidas e idosos, pois os exercícios são repetições naturais que fazemos todos os dias e porque ajudam a controlar os movimentos.
Porém é importante alertar: identifique qual o seu nível de performance. Comece com o treino funcional para iniciantes e não vá além do que seu corpo permite para que os exercícios não gerem consequências desagradáveis.
Depois de adquirida experiências, vá avançando, fazendo movimentos mais exigentes, converse com o profissional que está te auxiliando e cogite em alinhar treinamento funcional e musculação juntos.